terça-feira, 17 de maio de 2011

Teoria do Caos


    A sina que todos têm de enfrentar na vida é a incerteza. Desde épocas remotas o homem tenta lidar com o caos, más só recentemente a ciência passou a ver no caos uma das forças centrais do Universo. A Teoria do Caos atualmente aplica-se a praticamente tudo, desde meteorologia (onde foi aplicada inicialmente pelo norte-americano Edward Lorenz) até economia e sistema financeiro. O uso contínuo dessa teoria científica vem transformando-a em uma metáfora cultural, e como metáfora, ela permite questionar algumas de nossas suposições e levantar novas indagações sobre a realidade.
    O efeito mais conhecido dessa teoria está resumido em uma metáfora, que resume bem seus ideais, é o efeito borboleta: “O bater de asas de uma borboleta na Ásia pode causar um furacão na América.”  
    O ideal de “estar no controle” é tão inerente ao nosso comportamento que se tornou uma obsessão, um vício. A teoria do caos demonstra por que tal sonho é uma ilusão. Os sistemas caóticos – como a natureza, a sociedade e a vida de cada indivíduo – ultrapassam qualquer tentativa de previsão, manipulação e controle. O caos nos mostra que o certo não é resistir às incertezas da vida, e sim aproveitar as possibilidades que elas nos propiciam.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário