sábado, 21 de maio de 2011

Uso e desuso social


    A evolução humana é algo que fascina e ao mesmo tempo intriga. Uma de suas teorias, em especial, me fez pensar sobre um risco que todos corremos. Esse risco ultrapassaria as barreiras da biologia e invadiria o contexto social em que se encontra o ser humano.
    O biólogo francês Jean Baptiste Lamarck propôs que o uso contínuo de um órgão ou parte do organismo determina o seu desenvolvimento, o desuso resulta em atrofia ou mesmo desaparecimento de um órgão ou parte do organismo (Teoria do uso e desuso). Um exemplo disso seria o apêndice, parte do intestino cuja função é degradar proteínas vegetais de difícil digestão. Com uma mudança nos costumes alimentares do homem primitivo, que passa de herbívoro para onívoro, torna-se desnecessário o uso do apêndice, que hoje só serve para causar dor em caso de apendicite, rsrsrs!
    O que me assusta é que na sociedade atual, damos pouca atenção a uma capacidade única que temos: a capacidade de agir contra a injustiça. Se ficarmos parados esperando que nossos problemas sociais desapareçam sozinhos, esse poder de ação vai acabar desnecessário. Não podemos deixá-lo acabar como o apêndice, atrofiado e nos causando dor.

2 comentários:

  1. excelente!colocaçao ricardo, no final das contas quem sabe até o propio ser humano desaparece.
    Ps.comodismo

    ResponderExcluir
  2. Exato! Depois de tanto avançar, parece que começamos a regredir.

    ResponderExcluir